Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

cravinas


Nome científico: Dianthus caryophyllus.
Variedade: Cravos do Poeta.
Nome comum: Cravina.
Nomes populares: Cravo, Cravina, Cravinhas, Cravo-do-Poeta.


Transplantação: Primavera /Outono. Transplantar quando as plantas apresentarem tamanho suficiente. Espaçamento de 38-45 cm.
Crescimento: Médio.
Luz: Sol. Exigente em luminosidade. Planta de dia-neutro.
Solos: Prefere solos franco-arenosos, férteis, bem drenados, neutros a calcários. Planta sensível à falta de arejamento.
Temperatura: Clima temperado a temperado-quente. Planta semi-rústica.
Rega: Regular.
Adubação: Quando necessário ou na altura da floração. Não utilizar fertilizantes á base de amônio. Ex. 5-10-5.
Poda: Cortar as flores secas para prolongar a floração. Amparar os caules altos com canas.
Floração: Verão. Nas espécies perenes, em condições adequadas pode florir durante todo o ano.
Pragas e Doenças: Afídeos, ácaros, tripes, mosca branca, Fusarium, Rhizoctonia, Alternaria, Botrytis, ferrugem.





quinta-feira, 28 de junho de 2012

Avencas


Vamos agora à seção problemas.
Nos dias mais quentes as avencas necessitam de muita água, muita umidade, mas se há uma mudança brusca de temperatura esta umidade pode tornar-se um problema, que pode resultar no apodrecimento dos rizomas. Caso uma mudança brusca de temperatura aconteça, pare de regar imediatamente, deixando-a sem regar até que a terra esteja apenas úmida e não enxarcada.
Calor excessivo faz mal às avencas, e temperaturas inferiores a 13ºC matam a planta. Correntes de ar, principalmente frio, também não agradam a ela, inclusive podendo matá-la. O fato de não gostarem de vento não significa que sintam-se bem em lugares onde o ar não é renovado. Por esta razão nunca devem ser colocadas em lugares onde haja poluição ou que possam receber poluição vinda do exterior. A avenca necessita de um ar limpo para ser saudável.
Como já foi dito elas preferem lugares sombreados, sem luz direta. Isto não significa que gostem de locais mal iluminados. A má iluminação pode levar ao surgimento de pragas ou doenças. É uma planta sensível, não se deve utilizar inseticidas para eliminar pragas, pois corre-se o risco de matar a planta. Apele para receitas caseiras como a calda de fumo para eliminar infestações.
É uma planta que necessita de muito cuidado, pois sente facilmente qualquer mudança no ambiente. Caso os ramos escureçam ou murchem devem ser cortados junto à terra. Se as folhas ficarem ressecadas falta umidade no ar que a circunda ou no solo. Excesso de sol ou falta de adubo pode levar ao murchamento das folhas.

gloxinia


Necessidades Básicas:

Iluminação: 
Necessita de muita luz, porém sem a incidência de sol direto.
Rega: 
Periodicamente, sem deixar que o solo se seque por completo. Porém, no outono, a planta entra em estado de repouso, perdendo a maioria das folhas, o que torna as regas dispensáveis. Nas demais épocas regar 2 vezes por semana.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

flor-da-fortuna, calancoe, kalanchoe


Modo de cultivo :Desenvolve-se bem ao sol, em solo com adição de composto orgânico e areia, bem drenado.
Deve-se cuidar de não regar com frequência esta planta, com risco de apodrecimentos.
Pode ser feita propagação por mudas de estacas de ramos ou mesmo das folhas, assim como por sementes.





Paisagismo:
A preferida para enfeitar jardins rochosos, companheira de cactos e outras plantas suculentas pois tem o mesmo substrato de cultivo e exigência sol e de poucas regas.
Em vasos, acompanhando outras plantas, para bordas de canteiros como acabamento ou mesmo formando desenhos com flores de cores diferentes em canteiros é muito apreciada por todos.


violetas

Rega:

Coloque a água no substrato calmamente, evitando molhar as folhas, pois se estas folhas forem molhadas pode ocorrer o desenvolvimento de uma bactéria que matará sua planta tendo a forma como se estivesse queimada. A rega não tem tempo definido. Coloque seus dedos no substrato, se estiver frio estará úmido espere secar. Se estiver seco, coloque água. Até está vazar bastante pelos furos do vaso.



Plantas dentro de casa trazem a energia positiva da terra, melhoram a qualidade do ar que respiramos, são ornamentais e nos fazem bem. 



Pragas e Doenças:

Quando surgirem insetos esbranquiçados na sua violeta, sobre e embaixo das folhas, é porque ela está com cochonilhas. Retire com cotonetes suavemente e depois pulverize com um inseticida natural como o Combat, uma vez por semana durante um mês para eliminar totalmente esta praga.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Orquideas 10 dicas para cuidar

















1O cuidados para cuidar das orquideas.....






1. Prefira os vasos de barro aos de plástico. Apesar de serem mais caros, os primeiros têm mais porosidade e drenam melhor a água. Se optar pelos plásticos, fique de olho nas regas para não encharcar demais a planta.

2. Se a base da orquídea estiver a menos de um dedo da boca do vaso, é preciso trocá-la de moradia. Procure deixá-la dois dedos de altura abaixo da boca do vaso.

3. Para acomodá-la no novo vaso, repare de qual lado surgem os novos brotos – esta é a frente da orquídea. A parte posterior deve ser encostada em um dos lados do vaso para firmar o desenvolvimento do exemplar.

4. Para a troca de vaso, acrescente chips de fibra de coco ou musgo à planta. Este último precisa ser lavado com água para tirar o excesso de areia.

5. Antes de cortar a orquídea, esterilize a tesoura (com um maçarico portátil ou no fogão). Deixe esfriar para depois usá-la. Importante: repita a operação antes de mexer com outra orquídea para evitar a transmissão de doenças.

6. Quando descartar uma folha, passe canela em pó no local do corte. O ingrediente é um cicatrizante natural.

7. Manchas na folhagem podem ser amenizadas com fumo de corda. Ferva o fumo em água por uma hora até que vire uma solução concentrada, que deve ser diluída em água. Borrife sobre as folhas repetidas vezes, até que dê resultado.

8. Cochonilhas e pulgões podem ser eliminados das folhas com sabão de coco. Use uma escova para esfregar as folhas.

9. Repare na coloração da folhagem. Se estiver escura, mude a orquídea de local. Quanto mais contato com a luz, mais ela irá florir.

10. Instale plaquinhas plásticas de identificação em suas orquídeas. Além do nome da espécie, anote o período de sua última floração. A próxima florada pode ser estimulada com NPK 10 30 20, que tem mais concentração de fósforo.

domingo, 10 de junho de 2012

hoje são as tulipas



Tulipas são muito populares de tal forma que durante o século 17, a maior da Europa em particular a Holanda, foi tomada em uma mania de tulipas que, como resultado, muitos tiveram até mesmo vender as suas fortunas. Ele era conhecido popularmente como o tulipomania.


O Tulip palavra é pensado para ser uma corruptela de "tulbend 'a palavra turca para turbante. O Tulip foi introduzido por um famoso biólogo austríaco Clusius Carolus. Tulipa plantas pertencem ao gênero Tulipa, na família de lírio, Liliaceae.Tulipas florescer em plantas bulbosas , com grandes flores vistosas, com seis pétalas. Há cerca de 100 espécies de tulipas, que na verdade vieram da Ásia Central, onde eles cresceram selvagem. Produtores turcos cultivado pela primeira vez tulipas tão cedo quanto 1000 AD.





Tulipas são animadas plantas perenes, isto é, eles perdem suas partes exteriores, mas conservar o metro vem chamado lâmpadas.
  • Para a propagação de lâmpadas da tulipa novas um deve cortá-los e deixar o caule e das folhas para secar.
  • Normalmente, isso deve ser feito antes das Tulipas secar, cerca de umas três semanas depois da floração.
  • Depois de um mês e meio de ter cortado as flores Tulipa, extrair os bulbos e conservar em local frio e seco.
  • A alta temperatura pode estragar o bulbo de tulipa ou resultar em uma baixa qualidade em novas fábricas. (Estas condições são aplicáveis ​​a ambos os tipos de cultivos, seja no solo ou na hidroponia).

sábado, 9 de junho de 2012

gérberas

Gerbera é um gênero da família de girassóis emargaridas e ásteres - Asteraceae, com uma ampla distribuição da África para Madagascar, Ásia tropical e América do Sul. Através de hibridização, Gerberas estão disponíveis em uma enorme variedade de cores.
Gerberas são as flores mais populares próximos florista apenas cravos erosas .


Os significados das flores gérbera decorrem os atribuídos à família da margarida geral. Esses significados incluem inocência e pureza. As margaridas são também um símbolo clássico de beleza no entanto, a variedade gerbera detém um significado adicional de alegria, que provém da variedade de cores disponíveis.

A flor do dia e a gérbera


Se você tem uma gerbera ou gosta,aprenda hoje a cuidar dela.